O Brasil vai começar a participar de um projeto-piloto global que está testando a semana de quatro dias de trabalho. 20 empresas brasileiras foram selecionadas e vão começar a testar a semana com jornada menor a partir de novembro.
A proposta é que os funcionários reduzam a jornada semanal de 40 para 32 horas. A mudança pode ser feita reduzido a carga diária do expediente de segunda a sexta-feira; ou excluindo a segunda ou a sexta-feira da semana útil. Mas tem um detalhe importante: nem o salário nem a produtividade podem ser menores.
O projeto global é liderado por uma organização sem fins lucrativos chamada de 4 Day Week Global ou, na tradução livre, Semana Global de 4 dias, em parceria com pesquisadores do Boston College, dos Estados Unidos.
As empresas selecionadas aqui no Brasil vão passar por um período de planejamento e adotar a semana de 4 dias por seis meses – ou seja, de novembro deste ano até abril do ano que vem. A partir daí, cada empresa decidirá se mantém o modelo de trabalho ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário