quarta-feira, 21 de maio de 2025

Fim do prazo para regularização eleitoral: 731 eleitores de Bom Conselho podem ter título cancelado.

Acabou. O prazo para os eleitores faltosos regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral terminou na última segunda-feira, 19 de maio. A medida do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) valeu para quem deixou de votar, justificar ou pagar a multa nas últimas três eleições consecutivas — incluindo turnos e eventuais pleitos suplementares.

Em Bom Conselho, dos 761 eleitores que estavam nessa condição, apenas 25 procuraram o cartório ou acessaram o sistema de autoatendimento para evitar o cancelamento. Três não estão sujeito a cancelamento e dois terão o documento suspenso posteriormente. Com isso, 731 cidadãos do município estão na iminência de perder o título eleitoral, o que acarreta uma série de restrições.

Segundo dados atualizados pelo TSE na terça-feira (20), mas ainda em análise pela Corregedoria-Geral Eleitoral, os números podem sofrer alterações. A leitura definitiva dos cancelamentos será conhecida apenas no próximo dia 3 de junho, quando o Tribunal divulgará a relação oficial.

A situação é mais séria do que parece. Quem tem o título cancelado não pode votar, ser votado, tomar posse em cargo público, obter passaporte ou CPF, além de enfrentar obstáculos para se matricular ou renovar matrícula em instituições de ensino. E atenção: o cancelamento não será comunicado individualmente. Cabe ao eleitor verificar a própria situação.

A boa notícia é que os eleitores que perderam o prazo ainda tem uma chance. Quem já tem a biometria cadastrada pode resolver tudo pela internet, sem sair de casa, por meio do autoatendimento no site da Justiça Eleitoral. Para os demais, será necessário comparecer a um cartório eleitoral para justificar-se. Porém, após o procedimento em ambos os casos será necessário aguardar a apreciação.

O voto é um direito, mas também uma responsabilidade. E para centenas de eleitores de Bom Conselho, a negligência pode custar caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário