Uma nova ferramenta do pix prometa facilitar a devolução de valores para a pessoas que realizam operações pela plataforma por fraude, golpe e coerção. Agora, os bancos oferecem um botão no app para contestar transações suspeitas no PIX, sem precisar ligar para a central.
De acordo com o Banco Central, a nova funcionalidade não serve para casos em que houve arrependimento ou erro no envio do pix. Segundo o Banco Central, o recurso serve para casos de golpes, fraudes ou cobranças indevidas. O cliente registra a contestação pelo aplicativo, é específico para fraudes, golpe e coerções. A opção de contentamento não evita fraude, mas facilita o bloqueio e aumenta as chances de recuperar o dinheiro.
Segundo o Banco Central, após a contestação do cliente, o banco deve bloquear imediatamente o saldo da conta recebedora e, depois, as instituições devem analisar o caso. Se a fraude for confirmada e ainda tiver dinheiro na conta do golpista, o valor pode ser devolvido em até 11 dias. Em falhas operacionais, o prazo cai para 24h.
Para usar o mecanismo de mecanismo de devolução, também chamado de MED, basta acessar o app do banco, procurar por “contestar PIX” ou “solicitar devolução”, anexar provas (prints, comprovantes, mensagens) e aguardar pelo andamento do processo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário