quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Justiça Eleitoral encontra mais de 25 mil indícios de irregularidades em contas de campanha.

A justiça eleitoral encontrou milhares de indícios de irregularidades em contas de campanha de candidatos que disputaram as eleições neste ano. Até o fim de outubro, o cruzamento de dados indicou 25 mil e 64 registros suspeitos envolvendo, ao todo, 53 milhões e 700 mil reais em gastos e doações.

Entre as irregularidades, estão tentativas de burlar a proibição de doação por empresas; casos de doações de pessoas cadastradas no Bolsa Família, cujos valores doados são incompatíveis com a renda declarada, e até mesmo o recebimento de doação de gente que já está morta.

Tudo será devidamente averiguado pelo Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral, que reúne técnicos diversos órgãos de fiscalização, como o Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público Federal, a Receita e a Polícia Federal.

Haverá punições previstas em lei para os casos em que as fraudes forem confirmadas. Doadores, fornecedores e políticos beneficiados ficam sujeitos à multa, suspensão de repasses de recursos públicos e até cassação do mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário