segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cimento ecológico pode dobrar a produção da indústria do setor.

Pesquisadores desenvolveram cimento ecológico que pode aumentar a produção do setor. Um grupo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo criou uma tecnologia que substitui grande parte do material mais poluente do produto.

Eles conseguiram produzir cimento com 70% do chamado filler, uma matéria-prima que não precisa de tratamento térmico, que é a principal causa das elevadas emissões de gás carbônico dessa indústria.

Há décadas, os produtores tentam mudar a formulação do cimento para reduzir o impacto ambiental, mas até agora, ele chega a ter, no máximo, 10% de material menos poluente. O cimento tradicional é feito basicamente de argila e calcário, que precisam ser fundidos em forno, com a queima de combustível fóssil.

Para se ter idéia, hoje, a cada tonelada de produto, a indústria emite até mil quilos de dióxido de carbono. Com a nova formulação, além de menos poluição, o cimento precisa de menos água para virar concreto e é mais eficiente. Segundo os pesquisadores, quando o produto for feita em escala comercial, a indústria vai poder dobrar a produção, sem aumentar a infra-estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário