sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Cidades têm mais eleitor que habitante.

Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios apontou que em 308 cidades brasileiras, a quantidade de eleitores é maior que a quantidade de habitantes. Em Canaã dos Carajás no Pará, por exemplo, existem mais de 36 mil moradores e mais de 39 mil 800 pessoas aptas para votar neste ano.

O estado de Minas Gerais é o com maior número de cidades com mais eleitores que população. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral isso acontece devido ao trânsito de eleitores entre uma cidade e outra. Os dados apontam que isso acontece em municípios com mais infraestrutura, que atrai moradores de municípios menos desenvolvidos apenas para votar.

Para se ter uma ideia, do outro lado da moeda, existem cidades com poucos eleitores registrados, como em Balbinos no interior de São Paulo. Por lá, a população é de aproximadamente cinco mil e 500 habitantes, mas apenas mil 488 votam na cidade. Para chegar a essas informações foi utilizado o número total de eleitores aptos a votar nessas eleições, comparado com a estimativa populacional mais recente do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário