domingo, 26 de agosto de 2018

Maioria dos deputados federais vai tentar se reeleger em outubro; renovação da Câmara deve ser baixa.

407 dos 513 deputados federais vão tentar a reeleição em outubro. Dos 106 deputados que não vão tentar manter seus cargos na Câmara Federal, apenas 31 não vão concorrer a nenhum outro cargo.

Já os outros 75 disputam novas posições: 40 concorrem ao Senado; 11 são candidatos a vice-governador, nove disputam para governador, sete querem ser deputados estaduais; seis são suplentes de candidatos ao Senado e dois estão concorrendo à Presidência da República – Cabo Daciolo, do Patriota, e Jair Bolsonaro, do PSL, ambos do Rio de Janeiro.

De acordo com um estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o Diap, a maioria dos deputados que pretendem a reeleição deve conseguir renovar seus mandatos. A expectativa é que este ano o país registre a menor média de renovação da Câmara dos Deputados desde 1990, ficando abaixo de 49%.

Na avaliação do Diap, alguns fatores contribuem para isso: os nomes e os números dos deputados que cumprem mandatos já são conhecidos, eles têm bases eleitorais consolidadas e cabos eleitorais fiéis, possuem uma melhor estrutura de campanha, na comparação com candidatos novos, e, como são mais conhecidos, tem acesso mais fácil a veículos de comunicação.

Além disso, o tempo menor de campanha, uma mudança causada pelas recentes alterações na legislação eleitoral, também acaba impactando na possibilidade de uma maior renovação da Câmara. O período oficial para a campanha dos candidatos passou de 90 para 45 dias e, este ano, serão 35 dias de horário eleitoral gratuito - antes eram 45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário