terça-feira, 7 de agosto de 2018

Por dia, 37 crianças sofrem intoxicação por medicamentos.

Todos os dias, no país, 37 crianças e adolescentes sofrem os efeitos da intoxicação pela exposição inadequada a medicamentos. E o perigo é ainda maior na faixa de um a quatro anos de idade. Segundo levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria, nos últimos 20 anos, foram mais de 130 mil casos de intoxicação nesta faixa etária. E o número pode ser ainda maior, já que muitos pais não registram a ocorrência às autoridades sanitárias como unidades básicas de saúde e prontos-socorros.

A instituição também alerta para os números de intoxicação entre os adolescentes de 14 a 19 anos. Mais de 42 mil registros nas últimas duas décadas. Já na faixa entre cinco a nove anos, foram 32 mil casos. E outros 24 mil jovens de 10 a 14 anos fizeram uso de medicamentos de forma incorreta. A intoxicação por remédios muitas vezes acontece pela curiosidade da criança que acha a medicação com facilidade e acaba ingerindo, ou muitas vezes, quando os pais decidem medicar os filhos sem prescrição médica.

A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta que mesmo os remédios comuns, como aqueles usados para controlar a tosse e resfriados, são perigosos para crianças. E os pais precisam ficar sempre em alerta, já que o uso errado do remédio pode causar febre, desmaios, vômitos, convulsões e outros sintomas. É importante que os pais e responsáveis saibam que as intoxicações por remédios podem ser evitadas. Para isso é necessário armazenar a medicação em locais com chave ou onde a criança não tenha um fácil acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário