sábado, 11 de agosto de 2018

Quase 100 pessoas já morreram por dengue, zika e chikungunya este ano.

O Brasil já registrou quase 100 casos de morte por dengue, zika e chikungunya este ano. De acordo com o último boletim epidemiológico sobre o assunto divulgado pelo Ministério da Saúde, 80 pessoas morreram por dengue, 13 por chikungunya e outras duas devido à zika no período entre 31 de dezembro de 2017 e 14 de julho de 2018.

O boletim divulgado revela, ainda, que, além das 80 mortes por dengue, outras 174 pessoas apresentaram caso grave da doença e 1.987 tiveram dengue com sinais de alarme, como dor abdominal intensa, vômito e dificuldades para respirar. Já a chikungunya infectou 40 mil 841 pessoas e outras 2 mil 435 pessoas pegaram zika durante o período citado.

Lembrando que as três doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. E o melhor jeito de combater o mosquito transmissor é eliminando os locais com água parada, que é onde ele se reproduz. Faça a sua parte: tampe as caixas d’água, mantenha as calhas sempre limpas, deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo, preencha pratos de vasos de plantas com areia e deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário