sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Brasil tem mais armas registradas em nome de pessoas físicas do que de empresas de segurança privada.

O Brasil tem 344 mil armas registradas em nome de pessoas físicas no sistema da Polícia Federal e 248 mil em nome de empresas de segurança privada. Os dados são do portal de notícias UOL e foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Ainda segundo a reportagem, o estado com maior número de armas registradas por pessoas físicas é o Rio Grande do Sul: são 55 mil registros ativos. Já a menor quantidade é registrada no estado de Roraima, que tem mil 560 armas de fogo na mão de pessoas físicas, de maneira legalizada.

Vale lembrar que, há poucos dias, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto flexibilizando a posse de armas de fogo no país. Até então, para ter uma arma registrada no Sinarm, o Sistema Nacional de Armas, da Polícia Federal, era preciso autorização prévia.

O interessado tinha que explicitar o motivo para ter a arma e o delegado federal podia negar a permissão. Isso muda com o decreto, que dá direito à posse de até quatro armas por pessoa, sem a necessidade de aprovação prévia pela Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário