quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Brasil tem quase 1.200 espécies de animais em extinção.

O Brasil tem 1.173 espécies de animais, dos mais diferentes tipos, sob risco de extinção. A informação é do Livro Vermelho da Fauna 2018, produzido pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, o ICMBIO. Ainda de acordo com a pesquisa, outras 318 espécies, embora não estejam prestes a desaparecer, correm o risco.

Os estudos para elaboração do Livro Vermelho 2018 foram feitos por quase mil e 300 pesquisadores do ICMBIO, por todo o país, por diversos ecossistemas. De todas as áreas investigadas, a Mata Atlântica é onde mais se tem espécies em risco de extinção, como o Mico Leão Dourado, a Arara Azul, a Onça Pintada e o Tamanduá Bandeira. Isso corresponde a 50% do total de espécies em risco no país.

Em comparação com o mesmo mapeamento de dez anos atrás, o que se vê é que 170 espécies de bichos saíram da lista de risco de extinção. De acordo com o ICMBIO, as unidades de conservação são a principal forma de manutenção do habitat usada no país. São mais de um milhão e quinhentos mil quilômetros quadrados de área protegida. Para se ter ideia, das 1.173 espécies ameaçadas, 732 ocorrem em unidades de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário