quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Duas aves foram extintas no Brasil em 2018.

Três espécies de aves foram completamente extintas no ano passado, sendo duas no Brasil e uma nos Estados Unidos. São elas: trepadeira de cara preta natural do Havaí, gritador-do-nordeste e limpa-folha-do-nordeste, as duas naturais do Brasil, encontradas entre Alagoas e Pernambuco. O alerta é de uma Organização de Conservação Ambiental Internacional. Em setembro estas aves foram adicionadas na lista de extinção presumida elaborada pela União Internacional para Conservação da Natureza.

A ONU Meio Ambiente alerta que a extinção de aves no Brasil é preocupante. Ao todo, quatro espécies brasileiras estão entre as oito aves declaradas extintas no mundo ao longo desta década. Especialistas lembram que estamos empobrecendo o planeta. O fim das espécies brasileiras é resultado de anos de degradação do meio ambiente e destruição do habitat natural dessas aves. Principalmente da Mata Atlântica na região Nordeste.

Um relatório nacional alerta para evitar novas extinções no Brasil. Atualmente o país abriga mais de duas mil espécies de aves, além de ser a nação com a segunda maior diversidade de aves do mundo, o país também registra atualmente o maior número de espécies em risco. Em 2016 eram mais de 200 aves brasileiras ameaçadas de extinção, de acordo com o Instituto Chico Mendes De Conservação da Biodiversidade.

Pesquisadores explicam que a extinção é preocupante para o equilíbrio dos ecossistemas e a extinção das aves brasileiras pode colocar em perigo a manutenção da flora. A ONU Meio Ambiente lembra a importância das aves no equilíbrio dos ecossistemas. Além do desmatamento e a destruição do habitat natural desses animais, outras formas de extinção é a caça e a captura dessas espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário