segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Golpe do chip faz ladrões aprontarem com seu celular.

Um golpe está tirando o sono de muita gente. Bandidos estão invadindo seu celular e agindo como se fosse você. Eles mandam mensagem em redes sociais, acessam o banco. Isso depois de clonar o seu chip. O golpe acontece quando o celular para de funcionar por algumas horas. Esse tipo de golpe normalmente ocorre por falta de segurança dos dados das vítimas.

Em nota, a SINDITELEBRASIL que representa as empresas do setor, afirmou que as operadoras possuem políticas internas antifraude. E disse que as operadoras não têm responsabilidade sobre transações feitas em aplicativos. A Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL, disse, em nota, que as operadoras são obrigadas a manter o sigilo dos dados dos consumidores. E que deve ser feita sempre uma checagem da identidade do usuário que entra em contato com a operadora pela internet, ou por telefone.

A agência recomenda também que os consumidores ativem a autenticação dos aplicativos em duas etapas. Que é habilitar uma senha para abrir aplicativos de mensagens e de bancos. Caso o golpe aconteça com você, além de fazer um boletim de ocorrência, é necessário entrar em contato com a operadora. Também é possível fazer uma reclamação na Anatel pelo site www.anatel.gov.br ou pelo telefone 1331.

Nenhum comentário:

Postar um comentário