Olá galera concurseira e EAPianos de plantão! Para vos ajudar nessa jornada rumo à aprovação, o EAP Cursos está com
novas turmas nesse segundo semestre com foco no concurso da Prefeitura de
Palmeira do Índios AL e demais prefeituras da região. Seguem as
informações abaixo com local, horários e valores:
E para segue
um aperitivo do que virá nas aulas do nosso curso: Preparamos um amplo estudo
sobre o perfil da banca examinadora COPEVE - que realizará o concurso de
Palmeira e é responsável pelos principais certames de Alagoas como nos editais
abertos da UFAL e do IFAL.
Enfatizaremos
o estilo da organizadora, isto é, a maneira como aborda e cobra o conteúdo, bem
como seus critérios de correção, "pegadinhas ou "casca de
bananas" que podem decidir sua vaga. Além disso, temos os assuntos mais
recorrentes, tudo isso para fornecer ferramentas para um estudo mais
direcionado e efetivo. A mesma análise também realizamos com as principais
bancas da região!
ESPECIAL BANCA COPEVE
A
COPEVE é uma banca organizadora do estado de Alagoas. Ela é especializada na aplicação
de provas de concursos públicos e demais processos seletivos no
estado de Alagoas. O conteúdo mais exigido é na disciplina de Português. A
missão da COPEVE/UFAL é disponibilizar para a Sociedade Alagoana o melhor
serviço de Processos Seletivos do Estado, associado à indiscutível
credibilidade e qualidade técnica que a UFAL oferece.
Alguns concursos que a COPEVE
realizou/realizará: - Prefeitura
Municipal de Maceió AL - Prefeitura Municipal de Igaci AL - Câmara
Municipal de Arapiraca AL- Instituto federal de Alagoas - IFAL-
Universidade Federal de Alagoas - UFAL - Prefeitura de Paripueira AL -
último edital de Prefeitura publicado - Prefeitura de Palmeira dos Índios
AL - em breve! As disciplinas geralmente cobradas são Português, RL/Matemática
e conhecimento específico do cargo. Em alguns concursos pode cobrar Informática
e Direito, a depender do cargo.
Tomando
como base o último edital de Prefeitura publicado pela Banca, destacamos as
seguintes características:
-> TOTAL
DE QUESTÕES: 40
-> DISTRIBUIÇÃO:
15 de Português - 8 de Raciocínio Lógico – 2
Conhecimentos
Locais (história/geografia/cultura/economia do Município) - 15
Conhecimentos Específicos do cargo.
-> PESO:
As questões de Português valeram peso 2 (15 x 2= 30 pontos totais) e as de
Conhecimentos Específicos valeram peso 4 (15 x 4= 60 pontos totais). As
demais disciplinas - RL e Conhecimento gerais - valeram peso 1, totalizando 8 =
2 = 10. Juntando todos os pontos temos 100.
-> PONTO
DE CORTE: Nos cargos de Níveis Médio e Fundamental, o candidato
precisa acertar 30% dos pontos totais, ou seja, 30 dos 100 pontos para não ser
eliminado. Já para os cargos de Nível Superior, a pontuação mínima foi 40.
-> INTERVALO
DE TEMPO ENTRE O EDITAL E A PROVA: Cerca de 60 dias.
-> CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E MÉDIO TÉCNICO
PORTUGUÊS:1.
Análise e interpretação de textos verbais e não verbais: compreensão geral do
texto; elementos que compõem uma narrativa;
tipos de discurso; ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor;
argumentação; elementos de coesão e coerência textuais; intertextualidade; inferências; estrutura e
organização do texto e dos parágrafos. 2. Tipologia e gênero textuais. 3.
Funções da linguagem. 4. Semântica: sinonímia e antonímia; homonímia
e paronímia; conotação e denotação; ambiguidade; polissemia. 5. Emprego dos pronomesdemonstrativos. 6. Colocação pronominal. 7.
Sintaxe da oração e do período. 8. Vozes verbais. 9. Emprego do acento
indicativo da crase. 10. Concordâncias verbal e nominal. 11.
Regências verbal e nominal. 12. Pontuação. 13. Ortografia oficial.
RACIOCÍNIO
LÓGICO:1.
Lógica proposicional: proposições simbólicas (fórmulas); tabela verdade de uma
fórmula. 2. Lógica dos predicados: proposições
quantificadas. 3. Argumentos válidos e sofismas. 4. Conjuntos: operações,
diagramas de Venn. 5. Os
números inteiros: operações com
números inteiros; comparação de números inteiros; múltiplos e divisores;
critérios de divisibilidade; fatoração; números primos; máximo
divisor comum; mínimo múltiplo comum. 6. Os números reais: números racionais e
irracionais; frações;
comparação de frações;operações
com frações; números decimais; comparações de números decimais; operações com
números decimais; relação entre frações
e números decimais;
dízimas periódicas; razões e proporções; porcentagem. 7. Conhecimentos geométricos: características das
figuras geométricas
planas e espaciais; áreas e volumes; raciocínio geométrico. 8. Sequências:
progressões aritméticas e geométricas;raciocínio lógico sequencial. 9. Princípios de
contagens. 10. Probabilidade. 11. Noções
básicas de Estatística: análise e interpretação de dadosapresentados em gráficos e tabelas; média,
moda e mediana de uma série de dados. 12. Raciocínio quantitativo. 13.
Compreensão de textos matemáticos.
CONHECIMENTOS
LOCAIS: Aspectos
históricos, econômicos,
sociais, culturais e geográficos do município de Paripueira/AL - Do Município
que está realizando o certame.
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS – Varia de
acordo com o cargo!
Quanto
ao nível de dificuldade, temos uma banca bem organizada que trabalha com
diversos textos, verbais e não verbais. Com destaque para tirinhas e charges. A
Banca geralmente tem boa organização nos certames que realiza e o nível geral
das questões é de médio para difícil com questões de múltipla escolha com cinco
alternativas. Os certames comumente realizados pela banca são concursos de
Prefeituras, Universidade e Institutos locais.
ANÁLISE
DAS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A
disciplina de Língua Portuguesa tem grande importância nos concursos realizados
pela COPEVE. Abarca de 10 a 20 questões da prova e os assuntos mais recorrentes
são: *Semântica *Funções da linguagem *Interpretação textual *Período *Pontuação
*Funções do QUE *Funções do SE
Seguindo com nossa análise, ressaltamos que todo concurseiro deve saber
o que a instituição organizadora da sua prova vem trabalhando nos últimos
concursos e isso é fundamental, tendo em vista que cada uma tem identidade
própria e costuma trabalhar certos tópicos com frequência. O português da Copeve é bem amplo. Nas últimas provas desta disciplina
caíram assuntos que exigem muito o conhecimento sintático do candidato.
Enquanto assuntos como Acentuação Gráfica, Estrutura e formação das palavras e
flexões da maioria das classes gramaticais vêm sendo deixado de lado; Funções
do “que” e do “se”, Colocação Pronominal, Termos (essenciais, integrantes e
acessórios), Orações (coordenadas e subordinadas) e as queridinhas “Figuras de
Linguagem” são temas corriqueiros e bem utilizados. Entre o “que” e o “se”, a
segunda opção é a preferência da organizadora. O macete é: SE + VTD, VTDI =
Partícula Apassivadora; SE + VTI, VI ou VL = Índice de Indeterminação do
Sujeito, salvo nos casos em que este seja parte integrante, pronome reflexivo ou partícula
de realce. Quando ele introduzir uma oração subordinada substantiva, será
conjunção integrante. Eis um exemplo deste tópico numa prova.
ANO:
2014 BANCA:
COPEVE PROVA:
UFAL CARGO:
ADMINISTRADOR
Um dia você
se olhará no espelho e terá uma revelação estarrecedora. Sua mulher está
dormindo com outro homem! Depois descobrirá que o que se vê no espelho não é
outro, é você mesmo. VERÍSSIMO, Luís Fernando. Gazeta de Alagoas, 30 mar.
2014. As duas inserções da palavra “se” no fragmento classificam-se,
respectivamente, como:
A) pronome reflexivo – índice de indeterminação do sujeito.
B) pronome reflexivo – partícula apassivadora.
C) partícula apassivadora – conjunção integrante.
D) partícula expletiva – pronome apassivador.
E) índice de indeterminação do sujeito – pronome apassivador
A
alternativa correta é a B, pois no primeiro caso há um ato reflexivo quando se
olha no espelho; já no segundo caso, o verbo VER é VTD e, por não termos outras
características presentes, trata-se de Partícula Apassivadora. Esta banca é um
tanto “religiosa”, pois gosta muito de ORAÇÕES. Temos os períodos compostos por
coordenação e subordinação. As coordenadas dividem-se em assindéticas e
sindéticas; as subordinadas em adjetivas, substantivas e adverbiais. São
assuntos complexos, mas trabalhados de forma fácil, a exemplo da questão
abaixo.
ANO:
2015 BANCA: COPEVE PROVA: PREFEITURA
INHAPI CARGO: PROCURADOR MUNICIPAL
Entre as
duas orações do período “Como o tempo todo e não engordo.”, encontra-se a
conjunção “e”, que, no contexto, assume o valor de:
A) condição. B) finalidade. C) adversidade. D) comparação. E) consequência.
A alternativa correta é a C, tendo em vista que as duas orações presentes têm opiniões contrárias,
ou seja, não seguem a tendência. Na lógica, quem come o tempo todo, engorda,
como a lógica não foi seguida, houve uma ADVERSIDADE. Continuando nosso estudo intensivo, coloquemos os pronomes oblíquos
perto dos verbos. A próclise (antes do verbo), a mesóclise (dentro do verbo) e
a ênclise (após o verbo) são as três posições evidentes. O ponto principal é a
presença ou não de palavras chamativas (advérbios, conjunções, palavras de
sentido negativo, ...) que obrigam os pronomes a ficarem antes dos verbos.
Vamos ver como cai em prova.
ANO:
2015 BANCA: COPEVE PROVA: PREFEITURA
INHAPI CARGO: PROCURADOR MUNICIPAL
[...] A
caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que
eram ossadas. O voo negro dos urubus fazia círculos altos em redor dos bichos
moribundos.
– Anda,
excomungado.
O pirralho
não ____________, e Fabiano desejou _____________. Tinha o coração grosso,
queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca _________________como
um fato necessário – e a obstinação da criança __________________. Certamente
esse obstáculo miúdo não era o culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro
precisava chegar, não sabia onde. [...]
RAMOS,
Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Editora Record, 1982.
Assinale a
alternativa que preenche os espaços de forma correta.
A) se mexeu, matá-lo, aparecia-lhe, irritava-o.
B) se mexeu, matá-lo, aparecia-lhe, lhe irritava.
C) se mexeu, lhe matar, lhe aparecia, lhe irritava.
D) mexeu-se, matar ele, lhe aparecia, lhe irritava.
E) mexeu-se, matá-lo, lhe aparecia, irritava-o.
Neste caso, temos palavras atrativas apenas na primeira opção (NÃO,
palavra de sentido negativo), mas também temos uma consequente análise da
substituição de objetos por pronomes. O O, A (s) substituem, exclusivamente,
objetos diretos, já o LHE(s) substitui, exclusivamente, os objetos indiretos,
por isso a alternativa correta é a A, devido a presença de dois
VTDs e um VTI e seus respectivos objetos colocados de forma correta.
No tocante aos termos, principalmente os
integrantes, há uma sequencia de questões que pedem a localização dos
complementos verbais (objetos). Segue abaixo o modelo padrão de
questão COPEVE que trata deste tema.
ANO:
2012 BANCA: COPEVE PROVA: PREFEITURA
MACEIÓ CARGO: ODONTÓLOGO
Na expressão
“A bolsa, Maria a trazia escondida com medo do pior
acontecer”, o termo grifado deve ser corretamente classificado como:
A) objeto
direto. B) objeto
direto
pleonástico. C) complemento
nominal. D) agente da
passiva. E) objeto
indireto pleonástico.
Como citado, o O e o A (seguido ou não de S), substituem,
exclusivamente, os Objetos Diretos. Seria fácil se não tivesse a expressão “A
bolsa” na parte inicial, pois, como o verbo TRAZER tem, nesta ocasião, dois
objetos (A e A BOLSA), há uma repetição de complementos, configurando assim um
OBJETO DIRETO PLEONÁSTICO, indicado na letra B. Por fim e
não menos importante, as “queridas” Figuras de linguagem, sempre presentes,
preocupam ainda mais os concurseiros de plantão. Numa prova desta
banca é sempre esperada uma questão acerca do tema. Estas, em sua
maioria trabalhadas através de textos ou, às vezes, em linguagens não-verbal,
seguem uma estrutura similar a questão abaixo.
ANO:
2016 BANCA: COPEVE PROVA: PREFEITURA DELMIRO
GOUVEIA CARGO: ASSISTENTE SOCIAL
No
excerto “...o adolescente será aquele que arde, que queima, que se consome
no seu próprio fogo”, ocorrem as figuras de linguagem:
A) metáfora e
anáfora. B) metáfora
e
anacoluto. C) comparação
e anáfora. D) polissíndeto
e metáfora. E) comparação
e polissíndeto.
Como neste caso tivemos a repetição de um elemento (QUE) no início das
orações, fica claro a presença da anáfora, uma das figuras de som existentes na
nossa gramática. Quanto à afirmação de que o adolescente é aquele, é percebida
a característica da nossa principal figura de linguagem: a METÁFORA.
A banca COPEVE já foi escolhida para organização do concurso da
Prefeitura de Palmeira dos Indios AL desde o ano passado. Mas aguardamos a
formalização do contrato e publicação do edital que deve ocorrer neste segundo
semestre.
Dessa forma,
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