quinta-feira, 18 de julho de 2019

Dormir com luz acesa pode contribuir para o ganho de peso.

Quem pretende perder peso deve apagar todas as luzes na hora de dormir. É o que recomenda um estudo publicado recentemente nos Estados Unidos, com base em uma pesquisa feita com 40 mil mulheres. Os cientistas analisaram dados sobre a forma física, a dieta, o grau de sedentarismo, o padrão de sono e os hábitos noturnos das participantes.

As informações foram colhidas por meio de questionários e exames físicos, sendo que a pesquisa durou cinco anos. Os pesquisadores perceberam que o risco de ganhar peso era maior entre as voluntárias que caíam no sono com a TV ligada ou que mantinham uma lâmpada acesa no quarto durante a noite. Essas participantes apresentaram 17% a mais de chance de ganhar no mínimo cinco quilos a mais, durante o período de acompanhamento, em comparação com as que dormiam na escuridão total.

A relação foi verificada sem levar em conta outros fatores de risco, como sedentarismo, sono ruim ou hábitos errados de alimentação. O efeito negativo não ocorreu com o uso de luzes noturnas pequenas, como abajures de tomada infantis ou despertadores com display digital. Já com relação à iluminação vinda da rua, a interferência verificada foi modesta. A conclusão dos pesquisadores é de que a luz artificial reduz a qualidade e o tempo do sono, o que favorece o aumento de peso. Os dados do estudo foram publicados no saude.abril.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário