segunda-feira, 20 de julho de 2020

Crianças e jovens propagam o novo coronavírus da mesma forma que adultos.

Crianças a partir de 10 anos têm a mesma capacidade de disseminação do novo coronavírus que pessoas adultas. Estudo realizado na Coreia do Sul apontou que entre 10 e 19 anos, os níveis de transmissão são os mesmos das pessoas mais velhas. A análise cria um alerta no momento que muitos países avançam para a reabertura das escolas. E contradiz outras pesquisas, feitas na Europa e Ásia, que sugerem menor possibilidade de contaminação e propagação entre crianças menores.

O estudo sul-coreano foi feito, inicialmente, com quase seis mil pessoas com sintomas entre janeiro e março, período em que as escolas ficaram fechadas. Depois, cruzaram dados com cerca de 60 mil contatos dos primeiros monitorados, que tiveram sintomas fora das casas.

Uma das conclusões é que os menores de 10 anos têm metade das chances dos adultos de propagar o vírus por exalarem menos ar e, consequentemente, menor quantidade de vírus. Ou ainda, por estarem mais próximas do chão, o que dificulta a propagação pelo ar. Mas os cientistas reconhecem que as crianças na escola têm maior interatividade, em contato com dezenas de outros colegas, o que praticamente anula o baixo risco de espalhar o vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário