segunda-feira, 27 de julho de 2020

Especialistas alertam para excesso de celular.

Com a quarentena, o uso de celulares se intensificou tanto para trabalho quanto para o lazer em casa. Cresceu o uso de aplicativos para reuniões, para aulas online, para jogos, assistir a filmes e programas e até mesmo aplicativos para realizar festas online.  Além do uso funcional de aplicativos para pedir refeições, fazer compras em supermercados e farmácia.

Uma pesquisa do Instituto Delete, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mostrou que 52% dos entrevistados instalaram novos aplicativos para atividades digitais. E ainda 43% que não tinham costume de utilizar, passaram a fazer compras online. Diferentes estudos realizados nas universidades de Oxford, no Reino Unido, e na universidade de Stanford, nos Estados Unidos, apontam que o impacto para a saúde mental sobre o excesso do uso ainda é incerto. Alguns cientistas apostam que apenas quando o período de quarentena acabar e as pessoas voltarem a ter rotinas como antes é que poderemos avaliar esses impactos.

Vale lembrar que mesmo antes da pandemia e do crescimento no uso desses aparelhos, a Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para um uso saudável das telas, principalmente para crianças. Apesar das vídeochamadas serem uma alternativa aos encontros familiares e sociais, a orientação é uso com moderação. Seguindo algumas regras para não se tornar excessivo. E além dos impactos para a saúde mental, é preciso se preocupar com os prejuízos para a saúde da visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário