segunda-feira, 27 de julho de 2020

Venda de cloroquina e ivermectina está proibida sem receita médica.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, na sexta-feira, 24, a venda de cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina sem receita médica. São medicamentos que, embora não tenham eficácia comprovada no combate da Covid-19, vêm sendo utilizados indiscriminadamente por pessoas com suspeitas da doença.

A medida da Anvisa busca impedir a compra dos remédios caso não haja recomendação médica para uso adequado. Também é uma forma de proteger os estoques para garantir o tratamento de pacientes que necessitam efetivamente dos fármacos. A cloroquina e hidroxicloroquina são utilizadas, por exemplo, no tratamento da malária, artrite reumatoide e lúpus. A nitazoxanida combate doenças parasitárias, assim como a ivermectina usada em infecções provocadas por vermes, insetos e protozoários, como a giardíase, leishmaniose e toxoplasmose.

A partir de agora, a compra desses remédios em farmácias só poderá ser feita com receita médica em duas vias, válida por 30 dias e para apenas uma aquisição. Segundo a Anvisa, se houver necessidade, outros medicamentos podem entrar na lista de restrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário