quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Casos de reinfecção por Covid-19 também são investigados no Brasil.

Alguns pacientes curados de coronavírus em São Paulo e no Rio de Janeiro são suspeitos de terem sofrido uma segunda infecção. Os casos são analisados pela Universidade de São Paulo, a USP, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz.

O primeiro que começou a ser analisado foi o de uma enfermeira de 24 anos, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no interior paulista. Após ser diagnosticada com a doença em maio, a paciente apresentou um quadro mais grave em junho, após 38 dias, e exames indicaram uma nova contaminação por coronavírus. Os pesquisadores conseguiram avaliar os sintomas, mas como a amostra da primeira infecção tinha sido descartada, não foi possível comparar as linhagens dos vírus.

A primeira suspeita de que o coronoavírus pode provocar novas contaminações ocorreu em Boston, nos Estados Unidos, mas também não foi confirmada. Outros possíveis casos de reinfecção por Covid-19 são investigados na Bahia, Minas Gerais e Goiás. Na Europa, cientistas avaliam dois pacientes, um da Bélgica e outro da Holanda, que também podem ter se reinfectado. Mas a Organização Mundial da Saúde pede cautela nas análises. Por enquanto, o caso de um paciente de Hong Kong, divulgado esta semana, que adquiriu coronavírus pela segunda vez, é o único comprovado no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário