segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Pesquisa mostra o que tem na mesa do brasileiro.

Café, arroz e feijão são os alimentos mais presentes na dieta do brasileiro. Os dados são da pesquisa do IBGE que analisa o consumo alimentar da população. A edição avaliou a alimentação nos anos de 2017 e 2018, e nesse período o ovo foi o alimento menos consumido pelos brasileiros.

Quando comparada com a pesquisa anterior, a qualidade da alimentação do brasileiro piorou. Isso porque o consumo de frutas ainda continua abaixo do recomendado, o consumo de fibras caiu, e o consumo de alimentos ultraprocessados aumentou. Além do consumo de legumes e verduras ter caído entre os adolescentes que estão consumindo mais alimentos ultraprocessados.

Quando se trata de bebidas, a cerveja é o que está mais presente na dieta da população e é mais consumida fora de casa.  Os homens consomem cerveja três vezes mais que as mulheres. Mas quando comparada com a pesquisa anterior, de dez anos antes, o consumo de cerveja caiu três pontos percentuais no país.

A pesquisa mostrou também que o brasileiro está consumindo menos refrigerantes, refrescos e sucos industrializados. Vale lembrar que o guia alimentar para a população brasileira, recomenda que os alimentos ultraprocessados sejam evitados, assim como adição de sal de cozinha em alimentos que já contenham sal. O mesmo vale para o consumo de açúcar em alimentos já adoçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário