Mesmo com as agências do INSS fechadas, é
possível realizar solicitação de aposentadoria, pensão ou benefício
assistencial. A previsão de reabertura dos postos de atendimento é o dia 24
deste mês, mas o prazo pode ser prorrogado, caso os números da pandemia da Covid-19
no país não reduzam. Por enquanto, os canais disponíveis para atendimento do INSS
é o site, o aplicativo de celular MEU INSS e o telefone 135.
Por esses canais é possível solicitar uma
nova aposentadoria ou benefício assistencial, inclusive o BPC, o Benefício de Prestação
Continuada, voltado para idosos e deficientes de baixa renda. Toda a
documentação para a concessão dos benefícios deve ser enviada pela internet,
por meio do portal MEU INSS. Além disso, o solicitante deve cumprir todas as
exigências para receber a aposentadoria.
Já atendimentos que necessitam da presença do
segurado continuam suspensos. São eles, as perícias médicas, prova de vida e a
entrega de documentos complementares. Mas não fique preocupado, o INSS não vai
suspender nenhum benefício por falta destas exigências. Apenas quem teve a
aposentadoria cancelada, e não suspensa, só poderá reaver a situação quando as
agencias abrirem. O telefone 135 do INSS funciona de segunda à sábado de sete
da manhã às 10 horas da noite. Na internet o portal é o meu.inss.gov.br. Já o
aplicativo de celular MEU INSS é gratuito e compatível com qualquer aparelho.
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