quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Saiba como acionar serviços do INSS.

Mesmo com as agências do INSS fechadas, é possível realizar solicitação de aposentadoria, pensão ou benefício assistencial. A previsão de reabertura dos postos de atendimento é o dia 24 deste mês, mas o prazo pode ser prorrogado, caso os números da pandemia da Covid-19 no país não reduzam. Por enquanto, os canais disponíveis para atendimento do INSS é o site, o aplicativo de celular MEU INSS e o telefone 135.

Por esses canais é possível solicitar uma nova aposentadoria ou benefício assistencial, inclusive o BPC, o Benefício de Prestação Continuada, voltado para idosos e deficientes de baixa renda. Toda a documentação para a concessão dos benefícios deve ser enviada pela internet, por meio do portal MEU INSS. Além disso, o solicitante deve cumprir todas as exigências para receber a aposentadoria.

Já atendimentos que necessitam da presença do segurado continuam suspensos. São eles, as perícias médicas, prova de vida e a entrega de documentos complementares. Mas não fique preocupado, o INSS não vai suspender nenhum benefício por falta destas exigências. Apenas quem teve a aposentadoria cancelada, e não suspensa, só poderá reaver a situação quando as agencias abrirem. O telefone 135 do INSS funciona de segunda à sábado de sete da manhã às 10 horas da noite. Na internet o portal é o meu.inss.gov.br. Já o aplicativo de celular MEU INSS é gratuito e compatível com qualquer aparelho.

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