quarta-feira, 5 de agosto de 2020

WhatsApp facilita busca de Fake News em arquivos muito compartilhados.

O WhatsApp anunciou, na segunda-feira (03), um recurso de busca pelo Google para identificar mensagens encaminhadas muitas vezes ou as chamadas correntes. O objetivo é frear o compartilhamento de fake news. A ferramenta está em teste e será disponibilizada tanto para Android com para iOS. Será liberada no Brasil e em outros países, como Espanha, Itália, Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos e México.

Funciona assim: ao receber uma mensagem de texto com a seta dupla, significa que foi replicada muitas vezes. O app vai colocar uma lupa acionada com toque direto para o Google onde o usuário poderá checar se a informação é real ou boato. Aparecerá na tela, sobre a mensagem, um alerta com opções pesquisar na internet ou cancelar.

Uma pesquisa realizada em junho pelo Instituto Reuters, com 80 mil pessoas em mais de 40 países, apontou que o Facebook e o WhatsApp são as redes mais usadas para difundir conteúdo falso. O conversador popular do telefoninho verde foi o mais citado por 35% dos brasileiros como o principal meio de transmissão de fake news. O Facebook foi mencionado por 24% dos entrevistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário