terça-feira, 6 de junho de 2023

Estudo associa uso de celular ao risco maior de hipertensão

Usar o celular pode ser prejudicial para a saúde. É o que sugere um estudo realizado no Reino Unido, que associou o uso do dispositivo móvel ao maior risco de pressão alta. Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram dados de mais de 212 mil pessoas. Os dados para o estudo foram coletados ao longo de 12 anos.

Os cientistas aplicaram um questionário sobre o uso do celular para fazer e receber chamadas, o que incluiu anos de uso, horas por semana e uso de viva-voz. Ao longo dos anos de estudo, 13.984 dos participantes desenvolveram hipertensão, o que equivale a praticamente 1 em cada 14 pessoas.

Cruzando os dados de saúde com o tempo médio que cada pessoa disse fazer ou receber chamada por minuto, os cientistas concluíram que falar ao telefone celular de 30 a 59 minutos aumenta o risco para pressão alta em 8%. O risco passa para 13% quando o tempo de conversa ao celular é de 1 a 3 horas semanais e vai a 25% entre os que usam o dispositivo móvel para conversar por mais de 6 horas semanalmente.

Os cientistas acreditam que maio risco para o desenvolvimento de hipertensão pode estar relacionado aos níveis de radiação eletromagnética que são emitidos em smartphones. No entanto, avaliam que são necessários mais estudos para entender melhor as causas dessa correlação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário