Só este ano já foram registradas no Brasil perto de 800 mil tentativas de fraude. Um levantamento da Serasa Experian revela que o Sudeste do pais é o principal alvo desde o início de 2023. Os dados do primeiro trimestre apontam que foram seis tentativas de fraude por minuto em todo o país. Só em fevereiro, para se ter uma ideia, os golpistas tentaram 122 mil 813 golpes.
São Paulo é o estado com mais registros: 72 mil 781, seguido por Rio de Janeiro. São vários os tipos. O do boleto falso talvez seja um dos mais corriqueiros na internet, além daquele do perfil fake no WhatsApp que faz a pessoa pedir dinheiro para a lista de contatos.
Os principais alvos dos golpistas são pessoas com idades entre 36 e 50 anos. Para se proteger os especialistas em segurança sugerem que o consumidor sempre desconfie de promoções mirabolantes, aquelas com preço muito abaixo do que é praticado pela concorrência, fique atento a links compartilhados em grupos de mensagens e rede social e utilize senhas fortes tanto no celular quanto no cartão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário