segunda-feira, 21 de abril de 2025

Morre o Papa Francisco.

Morreu nesta segunda-feira, 21, em Roma, às 2h35 (horário de Brasília), 7h35 pelo horário local, o papa Francisco. Ele tinha 88 anos. A saúde do papa se tornou frágil nos últimos anos, especialmente em decorrência de crises prolongadas de bronquite. Na juventude, Francisco teve parte de um pulmão removido.  A locomoção do pontífice também estava limitada devido a dores no joelho. Ele ainda enfrentava problemas abdominais causados por uma diverticulite.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936. Filho de imigrantes italianos, formou-se técnico em química, mas escolheu o sacerdócio. Aos 19 anos, entrou no noviciado da Companhia de Jesus. Foi oficialmente ordenado sacerdote em 1969, e finalizou seu preparo religioso na Espanha, nos anos seguintes. Francisco foi arcebispo da capital de seu país por 15 anos, período em que celebrou missas na Catedral Metropolitana de Buenos Aires.

Primeiro a escolher o nome Francisco entre os 226 pontífices dos quase 2 mil anos do trono de São Pedro, foi visto por muitos, ao longo de quase 12 anos de pontificado, como o papa jesuíta de coração franciscano. Com estilo próprio, simples, rompeu com a tradição de uso de vestimentas com bordados dourados e veludos suntuosos. Também dispensou a limusine como papamóvel e escolheu viver na Casa Santa Marta, uma residência mais simples que o apartamento papal no Palácio Apostólico.

Francisco foi eleito o primeiro papa latino-americano após a renúncia do papa Bento XVI, que afirmou, naquele mesmo ano, não ter mais forças físicas para continuar no ministério, por conta da idade avançada. O papa emérito morreu, em 2022, aos 95 anos. (Com informações da Reuters e Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário