segunda-feira, 21 de abril de 2025

Obesidade aumenta o risco para o desenvolvimento de 16 doenças, conclui estudo.

Um novo estudo alerta que a obesidade aumenta o risco de um total de 16 doenças. A pesquisa foi conduzida por especialistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que há 16 problemas comuns ligados à obesidade, entre eles apneia do sono, diabetes tipo 2 e doença hepática esteatótica, que é associada à disfunção metabólica.

É considerada obesa a pessoa que tem Índice de Massa Corporal igual ou maior que 30. Já é conhecido que a condição é fator de risco para várias doenças. Mas os estudos feitos anteriormente tinham feito uma análise diferente. Para este, foram avaliados dados de 270 mil 657 pessoas que participaram de um programa de pesquisa. O objetivo era entender como diferentes níveis de obesidade se relacionam com variadas condições de saúde em uma população diversa.

O estudo levou em conta uma série de questões, como hipertensão, doença renal crônica e asma, por exemplo. 42,4% dos participantes eram obesos, com variação do grau 1 ao 3. A pesquisa concluiu que os estágios mais avançados aumentam de forma progressiva as taxas de prevalência para apneia do sono, diabetes tipo 2 e doença hepática, entre os 16 tipos de condições mais frequentes entre esses pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário