segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mulheres que comem mais fibra são menos propensas a ter câncer de mama.

Foto: Google Imagens
Pesquisadores chineses descobriram que a ingestão de fibras diminui em 11% as chances de uma mulher ter câncer de mama. A notícia foi publicada no site de notícias Fox News e não comprova a redução, mas sim indica que comer uma maior quantidade de alimentos fibrosos torna a pessoa mais saudável.

Os resultados podem identificar associações, mas não diz o que vai acontecer se as pessoas mudarem o seu comportamento, disse John Pierce, pesquisador sobre câncer da Universidade da Califórnia. Mas de acordo com os cientistas chineses, as pessoas que comem dietas ricas em fibras têm níveis mais baixos de estrogênio. O hormônio é um fator de risco para tumores de mama quando encontrado em níveis altos.

Para realizar o estudo, os pesquisadores combinaram 10 estudos anteriores que analisaram as dietas das mulheres e as acompanharam ao longo de 18 anos para ver quem desenvolveu a doença. De mais de 710 mil mulheres, 2,4% tiveram câncer de mama.

Embora a conexão entre o risco de câncer de mama e fibras seja pequena, a fibra é "algo que sabemos que é saudável de qualquer maneira", disse Christina Clarke, um cientista de pesquisa no Instituto de Prevenção do Câncer da Califórnia, em Fremont. Benefícios conhecidos de uma dieta rica em fibras incluem reduzir o colesterol e perda de peso. Se também diminuir o risco de câncer, seria um bônus extra, disse Clarke.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário