quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Choro não está diretamente ligado ao humor, segundo estudo.

Foto: Google Imagens
A expressão "chora que passa" está com seus dias contados. Pelo menos é o sugere pesquisa publicada no periódico americano especializado Journal of Research in Personality. O estudo descobriu que derramar algumas lágrimas não tem efeito sobre o humor. Pelo menos para quase dois terços de um grupo de mulheres que tiveram as emoções diárias.

"Chorar não é tão benéfico quanto as pessoas pensam que é", diz Jonathan Rottenberg, principal autor do estudo e professor associado de psicologia na Universidade do Sul da Flórida. "Apenas uma minoria dos episódios de choro foram associados a melhora de humor".

Rottenberg suspeita que o choro não é o ato físico de catarse que muitos assumem que é. Em vez disso, sugere que aqueles que se sentiram melhor após uma sessão de choro podem não ter se beneficiado das lágrimas tanto como o apoio social, como de amigos e família.

Como parte do estudo, 97 mulheres holandesas com idades entre 18 e 48 anos registraram um total de 1.004 episódios de choro. Para 61% das mulheres, chorar não melhora o humor em tudo, embora as lágrimas não as façam sofrer mais. Apenas 9% das entrevistadas relataram sentir-se mais triste depois de uma crise de choro, enquanto 30% relataram se sentirem melhor.

O estudo também analisou o tempo médio no ato do choro e porquê as mulheres chegam a se emocionar. As participantes relataram sessões de choro com duração média de oito minutos, sozinhas ou na presença de uma outra pessoa. Mulheres relataram que a principal razão para as lágrimas foram conflitos, perdas e empatia ao sofrimento alheio.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário