quarta-feira, 21 de março de 2012

Bala, salsicha e cerveja também têm a substância cancerígena do refrigerante.

Refrigerantes podem não ser os únicos vilões quando o assunto são as substâncias cancerígenas. O 4-metinilizadol, de que muito se ouve falar nos últimos dias, é um corante caramelo muito usado nos refrigerantes de cola.

No entanto, produtos como bala, salsicha, achocolatados, vinagre e até mesmo cerveja também têm a substância em sua composição.

Recentemente, o Instituto de Defesa do Consumidor divulgou um comunicado dizendo que estudos de laboratório comprovaram o aumento do risco de câncer em camundongos expostos a altas doses do 4-metinilizadol.

Apesar disso, o órgão sanitário dos Estados Unidos disse que ainda não há evidencias sólidas dos prejuízos da substância à saúde e não determinou nenhuma redução oficial.

O Brasil acompanha o caso, mas a opinião da maioria dos especialistas é clara: se a substância não é essencial ao corpo humano, pode muito bem ser evitada.

Isso significa que, ao invés de balas e refrigerantes, por exemplo, o ideal é optar, por exemplo, por frutas e outros alimentos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário