Passou o Natal, o Réveillon, o Carnaval e o ano de 2012 está chegando à primeira quinzena do seu terceiro mês. E, você já parou para pensar qual a origem dos nomes dos doze meses do ano.
O calendário ocidental que adotamos hoje é uma evolução do calendário romano, e assim os nomes dos meses derivam dos deuses e de palavras romanas.
Confira:
Janeiro: É uma homenagem ao deus Janus que era chamado de Porteiro do Céu. Foi um deus que tinha duas faces: uma olhando para trás, para o passado; outra olhando para à frente, para o futuro. Ele foi o deus do começo.
Fevereiro: vem da palavra deriva de Februs, que na mitologia romana representa o deus dos mortos. Era a festa da purificação, celebrada nesta época do ano.
Março: vem de Martius, designação romana de Marte, deus da guerra dos romanos.
Abril: origina-se de Aphrodite nome grego da deusa Vênus que teria nascido da espuma do mar e a quem os romanos dedicavam este mês. Convém lembrar que abril em grego significa espuma.
Maio: segundo se crê, origina-se da deusa Maius, esposa de Vulcano a mãe de Mercúrio a qual os romanos dedicavam este mês.
Junho: Juno, mulher de Júpiter, era Senhora de Olímpio e regia o céu e a terra; dela vem o nome do mês.
Julho: nome dado em honra a Júlio César, imperador romano.
Agosto: nome dado por honra ao imperador romano César Augusto.
Setembro: seu significado é, nada mais, nada menos que o sétimo do antigo sistema de 10 meses, que foi usado até 600 anos antes de Cristo.
Outubro: Octubrius era o oitavo mês do Ano Latino que passou a ser o décimo mês do ano, porém conservando a antiga designação.
Novembro: era o nono mês do antigo calendário. Com a reforma deste passou a ser o décimo primeiro, mantendo o mesmo nome.
Dezembro: igualmente a setembro, outubro e novembro, dezembro significa o décimo mês do ano, pelo velho sistema de 10 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário