Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa do Oregon, em Eugene (nos Estados Unidos), descobriu que alimentos muito gordurosos ou açucarados viciam porque a pessoa, com o passar do tempo, sente-se cada vez menos satisfeito a cada vez que consome o produto, por isso precisa suprir a necessidade com mais urgência e em maior quantidade.
O sorvete, por exemplo, pode ter um potencial de vício tão forte quanto a cocaína. No estudo que chegou a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 151 meninos com idades entre 14 e 16 anos.
Este efeito, segundo os pesquisadores, é atribuído ao efeito da dopamina, o hormônio conhecido por proporcionar a sensação de prazer e satisfação. Quanto se consome sorvete em excesso, com o passar do tempo, o cérebro libera cada vez menos dopamina a cada porção, o que exige quantidades maiores. A mesma coisa acontece com as drogas.
O estudo serve, conforme explicam os cientistas, para demonstrar que pode haver semelhanças no tratamento para obesos e dependentes químicos, já que os mecanismos de vício entre alimentos e drogas têm mais pontos em comum do que se imaginava.
De qualquer maneira, ainda é preciso fazer mais investigações sobre tais respostas hormonais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário