quarta-feira, 6 de maio de 2020

Eleitor tem até esta quarta-feira para regularizar o título e poder votar neste ano.

O prazo para regularizar o título eleitoral termina nesta quarta-feira, 06 de maio. Caso contrário, não será possível votar neste ano. Por conta da pandemia do coronavírus, foi montado um esquema para que as pessoas possam fazer tudo de casa.

Pelo site do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, dá pra emitir uma guia de recolhimento para possíveis multas, por exemplo, aplicadas a quem, no passado, não votou e nem justificou. A quitação deve ser feita no Banco do Brasil, até por aplicativo de celular. Quem não tiver condições financeiras poderá entrar com pedido de isenção da multa.

Pela internet, também é possível fazer o alistamento, ou seja, pedir a primeira via do título, pra quem nunca votou. Além, por exemplo, de alterar dados cadastrais e solicitar a transferência de município ou de local de votação. Ainda é possível enviar documentos e comprovantes, pela internet, e até, se necessário, fotos do eleitor, tiradas por celular. Nesses casos, o interessado pode acessar o site www.justicaeleitoral.jus.br/atendimento.

Vale lembrar que, por conta da pandemia, cerca de dois milhões e meio de leitores que teriam os títulos cancelados porque não fizeram a biometria poderão votar neste ano. Em outubro, os brasileiros devem ir às urnas para a escolha de novos prefeitos e vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário