quinta-feira, 28 de maio de 2020

De cada 10 jogadores de futebol do País, 7 querem a volta dos campeonatos.

A maioria dos jogadores do País é a favor da retomada das competições. A pesquisa foi feita pela Federação Nacional dos Atletas, a Fenapaf, que ouviu mais de 700 homens e mulheres, que atuam nas quatro divisões nacionais e até que disputam torneios regionais. 68% querem a volta do futebol e 32% preferem esperar. Enquanto ainda não se decide qual será o futuro do esporte, alguns clubes retomaram os treinos, com protocolos de prevenção. No Atlético Mineiro, por exemplo, os jogadores trabalham em pequenos grupos, sem acesso ao vestiário.

A pesquisa da Fenapaf ainda mostrou que os atletas favoráveis à volta do futebol são maioria em todas as divisões. Mas que, ainda assim, existem diferenças entre cada perfil. Na Série A, 55% querem o retorno das competições; índice que aumenta para 74% nas séries B e C; e para 85% na Série D e nos torneios regionais. E quando se analisa os motivos de quem é a favor da retomada do esporte, fica mais fácil entender a situação de cada um. Entre atletas da Série A, onde estão os clubes mais ricos e estruturados e os jogadores têm mais dinheiro, a maior parte dos que acreditam que dá pra voltar a ter jogos pensa isso porque confia nos protocolos de prevenção, como os adotados pelo Galo.

Já nas outras divisões, onde não há tanto dinheiro e esse controle pode não ser tão rigoroso, a maioria admitiu que preferia não voltar a jogar, mas precisa do salário. Por outro lado, os que são contra a volta do esporte pensam parecido, independentemente da divisão. Dizem que não há segurança pra um retorno ou que não se deve pensar em futebol com tantas pessoas doentes e mortas no País. Por fim, a pesquisa da Fenapaf mostrou que as mulheres estão mais preocupadas com o coronavírus que os homens. No caso do futebol feminino, 56% são a favor da retomada dos torneios. Bem menos que a média geral, de 68%, e praticamente o mesmo índice apurado entre homens da Série A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário