terça-feira, 19 de maio de 2020

Seis municípios brasileiros alteraram de nome entre março de 2019 e janeiro deste ano.

Seis municípios brasileiros mudaram de nome entre março do ano passado e janeiro deste ano. A informação é do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Quatro das alterações envolvem apenas mudanças ortográficas: Ererê, no Ceará, que tinha acento circunflexo no último E, passou a ser Ereré, com acento agudo. São Thomé das Letras, em Minas Gerais, passou a ser grafar o Tomé sem a letra H.

Chavantes, em São Paulo, antes escrita com X, agora é oficialmente escrita com CH e Euzébia, da cidade mineira de Dona Euzébia, passou a ser grafada com Z e não mais com a letra S. Duas das seis mudanças, no entanto, são de cidades que mudaram de nome. Fortaleza do Tabocão, no Tocantins, passou a ser oficialmente chamada apenas como Tabocão e a alteração mais radical foi registrada no Rio Grande do Norte: o município de Augusto Severo mudou e agora chama Campo Grande.

Segundo o IBGE, o país agora soma 121 alterações de nomes de municípios desde 1938. Vale destacar que, segundo o Instituto, o país continua com 5 mil, 568 municípios, além do Distrito Federal e de um distrito estadual, que é Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário