sexta-feira, 22 de maio de 2020

Estudo com quase 100 mil pessoas confirma que cloroquina não combate a Covid-19 e aumenta o risco de morte.

A hidroxicloroquina e a cloroquina não ajudam contra o novo coronavírus - Covid-19. E o pior: os efeitos colaterais aumentam o risco de morte. É o que comprova a maior pesquisa já feita sobre o tema, publicada na revista científica The Lancet, uma das principais do mundo.

Foram analisados os quadros de nada menos que 96 mil pacientes, com idade média perto de 54 anos, internados entre dezembro e abril, em quase 700 hospitais, de todos os continentes. Cerca de 15 mil pessoas foram tratadas com hidroxicloroquina e cloroquina.

Além de não encontrar nenhuma comprovação de que os medicamentos funcionam contra a Covid, o estudo mostrou que esses pacientes, que, em alguns casos, também usaram outras substâncias, apresentaram um risco maior de arritmia cardíaca e morte hospitalar.

Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) repete quase que diariamente que não recomenda o uso da cloroquina; e especialistas, aqui no Brasil afirmam que ela só deve ser aplicada com prescrição médica e se o paciente estiver ciente dos riscos, o Governo quer que ela seja usada até em casos leves.

Apesar de os dois últimos ministros da Saúde, Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta serem contra, essa medida parte de um desejo do presidente Jair Bolsonaro, que, nos últimos dias, chegou a fazer piada sobre o assunto. Mais de 20 mil brasileiros já morreram, vítimas da Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário