quinta-feira, 28 de maio de 2020

Brasil tem 134 milhões de usuários de internet; 71% dos domicílios estão conectados.

O Brasil tem 134 milhões de usuários de internet. A estimativa é de levantamento anual realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, o Cetic, órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil, e significa que 74 em 100 pessoas com 10 anos ou mais estão conectadas. 47 milhões de pessoas, porém, seguem sem acesso à rede mundial de computadores – o que é portanto, o equivalente a um em cada 4 indivíduos.

A pesquisa divulgada esta semana pelo Cetic traz números apurados no ano passado. Segundo o levantamento, pela primeira vez, mais da metade da população que vive em áreas rurais declarou ser usuária de Internet, chegando a 53%. Nas áreas urbanas, esse índice é de 77%. No fim de abril o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, também divulgou uma pesquisa com números sobre o acesso à internet no país, mas os dados referiam-se aos 3 últimos meses de 2018. Na ocasião, o levantamento do IBGE indicou que, nas áreas rurais, o índice de pessoas com acesso à internet nas áreas rurais era de quase 47% e beirava os 80% nos centros urbanos.

Assim como revelou o IBGE, a pesquisa do Cetic, batizada de TIC Domicílios 2019, mostrou que o celular é o principal dispositivo para acessar a Internet no Brasil. Quase todos os usuários da rede, 99% deles, acessam a internet por esse tipo de dispositivo móvel – sendo que 58 em cada dos brasileiros acessam a rede exclusivamente por smartphones, proporção que chega a 85% no caso dos internautas das classes D e E. Outro recorte da pesquisa é sobre a conexão domiciliar. Segundo o estudo do Cetic, a Internet está presente em 71% dos domicílios brasileiros, o que significa dizer que mais de 20 milhões de domicílios não estão conectados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário