quinta-feira, 16 de julho de 2020

Fique atento: medicina natural não cura a Covid-19; post que circula em redes sociais é falso.

Um post que circula em redes sociais há cerca de um mês induz a um sério engano sobre o tratamento dos sintomas da Covid-19. O texto não tem assinatura e nem um profissional de saúde responsável pelas receitas.

A mensagem, publicada pela página "Alertando a Cidade" no Facebook orienta o uso de substâncias naturais, como casca de alho e cebola, limão, gengibre, açafrão e uma série de outras ervas, temperos e condimentos, para cada um dos sintomas. Tem uma receitinha para febre e dor, outra para tosse, mais uma para paralisar o vírus.

O texto detalha, ainda, as três fases do vírus. Não menciona o nome coronavírus, mas relata todos os sintomas da doença. Inclusive coloca nas receitas medicamentos como a ivermectina, hidroxicloroquina, azitromicina, drogas que só devem ser tomadas com receita médica. Inclui, também, remédios para problemas corriqueiros, como dipirona, aspirina e complexos vitamínicos.

A publicação foi verificada pelo Comprova e considerada como conteúdo falso. O médico infectologista Alexandre Naime, da Sociedade Brasileira de Infectologia, afirmou à Folha de São Paulo, que a combinação medicamentos e compostos de medicina natural não tem eficácia cientificamente comprovada no tratamento da Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário