Os criminosos cometeram cerca de 165 mil
tentativas de fraude ao consumidor, só no mês de maio. O levantamento, feito
pela Serasa Experian, leva em conta o chamado roubo de identidade, quando o
bandido usa os dados de outra pessoa pra fazer algum tipo de compra, por
exemplo, que é claro ele não vai pagar.
O número é 12% maior que no mesmo período
do ano passado. O setor de telefonia foi o líder em tentativas de fraude e
respondeu por quatro de cada 10. Por exemplo, o criminoso usa dados roubados
para comprar aparelhos e abrir contas de celulares. E, quando dá certo, uma
coisa puxa a outra. Ele usa o boleto como comprovante de endereço,
apresenta dados falsos em um banco, pega um empréstimo que nunca será pago e
por aí vai.
O segundo setor mais afetado é o de
serviços, seguido pelos bancos e o comércio varejista. Para não ser mais uma
vítima, algumas recomendações são, por exemplo, não perder os documentos de
vista, quando tiver que entregar ao funcionário de uma loja para fazer
cadastro. E tomar cuidado antes de se cadastrar em sites de compras
desconhecidos.
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