sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Bom Conselho registra índice satisfatório em vacinação.

O Tribunal de Contas do Estado realizou uma fiscalização nos 184 municípios pernambucanos para avaliar a execução do Programa Nacional de Imunização (PNI), que garante acesso gratuito do cidadão às vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os resultados foram apresentados na terça-feira (22) numa entrevista coletiva realizada no TCE.

Durante 40 dias, as equipes de auditoria do Departamento de Economia e Saúde e de Controle Externo Regional do TCE visitaram 1.662 unidades básicas de saúde em todos os municípios, observando itens como equipamentos, estrutura física, armazenamento de vacinas, e profissionais envolvidos.

De acordo com o levantamento, 23 municípios se enquadram no nível satisfatório de execução do PNI, entre eles Bom Conselho. No ranking, a Terra de Papacaça aparece entre os 10 melhores resultados com índice 89,92. Já outros 70 município estão no nível moderado, 71 no grave e 20 cidades enquadradas no nível crítico.

O trabalho de auditoria realizado pelo Tribunal de Contas teve como objetivo analisar a execução do PNI em Pernambuco. A fiscalização foi motivada pela queda progressiva nas taxas de cobertura vacinal do país, nos últimos sete anos, que levaram ao retorno de doenças já erradicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário