Atenção, aposentado e pensionista: o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não faz visita domiciliar para prova de vida. O órgão federal alerta que tem recebido denúncias de supostos servidores que estariam indo às casas das pessoas alegando a necessidade do procedimento.
De acordo com o instituto, esses falsos funcionários apresentam crachás fraudulentos e pedem informações e dados dos beneficiários. É tudo golpe! O INSS esclarece que a realização de pesquisa presencial é feita somente nos casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo. No entanto, nessas ocasiões, não é exigido dos beneficiários que entreguem cópia de documentos e nem fotografias.
Vale lembrar que, desde o ano passado, a comprovação de vida dos beneficiários é realizada de forma automática, através do cruzamento de informações em base de dados do governo. Se receber uma visita de um suposto agente do INSS, antes de fornecer qualquer dado pessoal, você pode ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do Instituto. Basta informar nome completo e matrícula do suposto servidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário