quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Tentativas de fraudes contra o consumidor aumentam.

A cada 15 segundos, um consumidor brasileiro é vítima de tentativa de fraude.

Só entre janeiro e setembro, foram registrados mais de um milhão e meio de casos no país, segundo a empresa de análise de crédito Serasa. É o maior número desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2010.

Nos golpes, os criminosos usam dados pessoais das vítimas para conseguir crédito já na intenção de não honrar os pagamentos.

Os golpistas tiram talões de cheque e cartões de crédito ou fazem empréstimos e financiamentos no nome de terceiros.

Segundo o indicador Serasa, as dívidas são feitas principalmente no setor de  serviços, que inclui, por exemplo, seguradoras, construtoras, imobiliárias, agências de turismo e salões de beleza. Em segundo lugar, está o setor de telefonia.

Para evitar o problema, a recomendação é tomar muito cuidado com seus dados pessoais. É importante, por exemplo, não deixar documentos nas mãos de estranhos, não confirmar informações pessoais por telefone, nem informar seus dados em cupons de sorteios e promoções.

E fique atento: as fraudes aumentam no final do ano, com a maior movimentação no comércio.

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