A cada 15 segundos, um consumidor
brasileiro é vítima de tentativa de fraude.
Só entre janeiro e setembro, foram
registrados mais de um milhão e meio de casos no país, segundo a empresa
de análise de crédito Serasa. É o maior número desde que a pesquisa
começou a ser feita, em 2010.
Nos golpes, os criminosos usam dados
pessoais das vítimas para conseguir crédito já na intenção de
não honrar os pagamentos.
Os golpistas tiram talões de cheque e
cartões de crédito ou fazem empréstimos e financiamentos no nome de terceiros.
Segundo o indicador Serasa, as dívidas são
feitas principalmente no setor de serviços, que inclui, por
exemplo, seguradoras, construtoras, imobiliárias, agências de turismo e
salões de beleza. Em segundo lugar, está o setor de telefonia.
Para evitar o problema, a recomendação é
tomar muito cuidado com seus dados pessoais. É importante, por exemplo,
não deixar documentos nas mãos de estranhos, não confirmar informações pessoais
por telefone, nem informar seus dados em cupons de sorteios e promoções.
E fique atento: as fraudes aumentam no
final do ano, com a maior movimentação no comércio.
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