quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Risco de derrame aumenta no inverno.

Considerado grave, o Acidente Vascular Cerebral é a terceira causa de morte no mundo. No Brasil, o AVC, popularmente conhecido como derrame, é o problema de saúde que mais faz vítimas, chegando a matar 16 milhões de pessoas todos os anos.

E, o que muita gente não sabe, é que, no inverno, o número de casos aumenta. Isso porque o frio faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que ajuda a comprometer a circulação.
Além disso, é comum que a alimentação nesta época seja mais pesada e mais gordurosa, o que favorece o entupimento das veias, e a combinação desses dois fatores aumenta o risco de um derrame.

Os médicos garantem, porém, que apesar do alto risco de morte, o paciente que sofre um AVC pode sobreviver se o atendimento for rápido e eficaz. O correto é que a pessoa seja levada imediatamente ao hospital após os sinais de alerta, que aparecem de uma hora para outra.

Os principais sintomas que exigem um pronto atendimento são: enfraquecimento, adormecimento ou paralisação do rosto, do braço ou de um lado do corpo; alterações relacionadas à visão e à fala; tontura e desequilíbrio e também dores de cabeça fortes e persistentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário