sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Estado leva acesso aos serviços de telefonia e internet 3G para povoados do Interior pernambucano.

O Programa Pernambucano de Inclusão Sociodigital - Conexão Cidadã, que vai disponibilizar os serviços de telefonia e internet 3G para mais de 1,5 milhão de pessoas residentes em 125 vilas e povoados do Interior do Estado, já começa a ser implantado em dezembro - e terá outras duas etapas, sendo concluído em junho de 2014.

O lançamento do programa foi feito nesta sexta-feira (15), pelo governador Eduardo Campos, na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções. Na ocasião, foi celebrada parceria de cooperação técnica com a Telefônica/Vivo - responsável pela prestação do serviço. Ao todo, serão investidos cerca de 36 milhões de reais no projeto.
Para o governador, o programa traz valores fundamentais como democracia e cidadania. "Não se pode negar o direito à informação e deixar, sobretudo, mais de 500 mil pessoas da Zona Rural largados no século XIX. Porque isso é reproduzir um padrão de desigualdade, ao invés de legar uma justiça de acesso à cidadania. Ao lado da telefonia móvel, teremos a possibilidade do link com a internet, um ganho imensurável à informação, à educação e à comunicação em geral", defendeu Eduardo.

O Conexão Cidadão prevê a criação de “Espaços de Conexão Cidadã”, que serão abastecidas com uma conexão de 20 Megas da tecnologia 3G da empresa Vivo. Esses espaços ficarão localizados em pontos gerenciados pelas administrações municipais e de acesso gratuito à população. O secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, comemorou a parceria com a Vivo. "O governador sempre nos cobrava, nas reuniões de monitoramento, uma saída para tirar essas localidades do isolamento. Hoje, vemos aqui mais que um programa, e sim uma política pública estruturada, que atende aos interesses da população", disse.
O presidente da Vivo, Antonio Carlos Valente, definiu o programa como "um grande empreendimento para a empresa, sobretudo por gerar uma possibilidade de conectividade e de inclusão para toda a população pernambucana". "Com esse projeto, nós poderemos oferecer para todas as pessoas que estão no Estado, inclusive no Recife, a segurança de terem, em qualquer lugar de Pernambuco, o mesmo serviço que possuem nas cidades grandes e médias. Hoje, já temos a maior rede de terceira geração (3G) de Pernambuco, com 91 municípios cobertos. Queremos cada vez mais chegar mais potentes e com serviços mais baratos", discursou o presidente. 

CRONOGRAMA 
O sinal da Vivo chegará às 15 primeiras localidades contempladas até o dia 31 de dezembro deste ano. São elas: Tupaoca (no município de Aliança), Bizarra (Bom Jardim), Umari (Bom Jardim), Carapotós (Caruaru), Gonçalves Ferreira (Caruaru), Frexeiras (Escada), Tejucopapo (Goiana), Ponta de Pedras (Goiana), Ibiranga (Itambém), Urucuba (Limoeiro), Umburetama (Orobó), Cimbres (Pesqueira), Maniçoba (São Caetano), Pirituba (Vitória de Santo Antão) e Fátima (Flores).

Até março de 2014, será a vez de mais 45 localidades se conectarem; e, até junho, as outras 65, completando a lista de 125 vilas e distritos que terão acesso à conexão de voz e dados da operadora. 

Texto e Fotos, enviados pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário