sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Projeto pretende banir de vez o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios.

A venda de bebidas alcoólicas em estádios, durante partidas de futebol nacionais poderá ser totalmente vetada. O consumo de álcool nas arquibancadas tinha sido proibido em 2008, em competições da CBF, por meio de uma resolução. Naquela época, a regra já vigorava em estados como Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Também estava prevista no estatuto do Torcedor, sancionado em maio de 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, com o passar dos anos, alguns estados e municípios encontraram brechas na lei para liberar a comercialização.

Agora, uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados pretende proibir totalmente o consumo e a venda de bebidas alcoólicas nos campeonatos de futebol de âmbito nacional. Em seu projeto, o deputado Severino Pessoa, do Republicanos de Alagoas, argumenta que o esporte é direito de todos e, por isso, os locais dos jogos devem ser ambientes favoráveis para a circulação de crianças, jovens e adultos, com tranquilidade e segurança.

O autor lembra que o álcool é uma droga que altera o estado de consciência e compromete o discernimento e a autocrítica, e o consumo em um ambiente exaltado e apaixonado, como os jogos de futebol, é preocupante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário