sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Turismo cresce no Estado de Pernambuco, por Alexandre Piúta.

Para os que vivem do turismo no Nordeste, 2019 não foi um ano fácil. A crise econômica que atinge toda a cadeia produtiva do país reflete com maior intensidade em setores como o de turismo. Os estados do Nordeste tiveram ainda de conviver com a lama de petróleo invadindo os balneários da região durante todo o semestre, chegando inclusive à interdição de praias para banhistas, situação que fez Pernambuco se levantar e denunciar o descaso do Governo Federal com a situação.

Mas, mesmo diante dessa realidade, a reação do setor surpreendeu ao apresentar crescimento positivo que deve ultrapassar os 4%, com o fluxo de turistas devendo superar o 6 milhões de visitantes em Pernambuco durante o ano de 2019. Outra variável que confirma esses dados foi o aumento de mais de 2% no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional do Recife, o maior do Nordeste, até outubro do ano passado, por onde devem ter passado no ano passado mais de 8 milhões de pessoas.

Entre as variáveis que podem explicar a melhora podem estar a opção pelo turismo interno dos nacionais, diante da crise financeira do país e do valor do dólar que subiu bastante desanimando muitos a irem ao exterior. O mesmo dólar que inibiu a saída de brasileiros para o exterior, tornou convidativo aos de fora a virem para o Brasil, fazendo o número de estrangeiros que entraram em Pernambuco aumentar de 250 mil no ano de 2018 para mais de 300 mil no ano passado. Esses fatores podem ter sido decisivos para o aumento do fluxo de turismo, tanto interno como de estrangeiros, no ano passado.

Para Pernambuco, onde o turismo responde por mais de 4% do PIB e emprega mais de 80 mil pessoas, a melhora representa um alento para muitas pessoas e toda a indústria de turismo no Estado e também abre expectativas de novas contratações para o período que vai até o carnaval quando a tendência é de aumento do fluxo para os principais centros carnavalescos do país. O que é um alento para o Estado de Pernambuco que está entre os que mais sofrem com a crise que o país atravessa.

E, quando se fala em alento para a economia na região metropolitana, se fala também em perspectiva de melhora para todo Estado, pois, é partir do principal centro dinâmico estadual que o crescimento da economia se espalha para o interior, primeiro nos centros regionais como Caruaru, Petrolina e Garanhuns e depois para as cidades menores como a nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário