terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Uso de antidepressivos aumenta no País e é maior entre as mulheres.

Consumo de antidepressivos aumenta 23% no Brasil, de 2014 a 2018, de acordo com estudo da Funcional Health Tech, empresa de inteligência de dados e serviços de gestão no setor de saúde. O levantamento, feito com 320 mil participantes, revela que o uso desses medicamentos é maior entre as mulheres, na faixa de 40 anos de idade.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão e 9,3%, de ansiedade. O Brasil aparece como o país da América Latina com o maior número de pessoas ansiosas e estressadas. No mundo todo, o número de deprimidos cresceu 18,4%, nos últimos dez anos. São 322 milhões de pessoas afetadas pelo problema de saúde mental, o equivalente a quatro vírgula quatro por cento da população mundial.

Especialistas ouvidos pelo jornal Correio Braziliense afirmam que o desemprego e as dificuldades econômicas estão entre as principais causas. Eles avaliam, no entanto, que o aumento no uso de antidepressivos pode estar relacionado ao maior número de pessoas que buscam atendimento ou, que se automedicam sem orientação.

O consumo desses medicamentos sem acompanhamento pode provocar dependência química e diversos outros problemas, alertam os especialistas. A campanha Janeiro Branco, realizada este mês, chama a atenção para a importância de levar a depressão a sério e buscar sempre ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário