quarta-feira, 25 de março de 2020

Ricos podem pagar a conta do combate ao Covid-19.

A tributação das grandes fortunas no Brasil, por meio da taxação de dividendos e grandes heranças, poderia amenizar os impactos do Coronavírus na economia do país.

De acordo com uma carta formulada pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, tributar os super-ricos poderia arrecadar 272 bilhões de reais. Desse total, 100 bilhões seriam enviados para o Fundo Nacional de Emergência. Assim resolveria o problema do governo que está preocupado com a economia enquanto o número de infectados e mortos pela pandemia do Covid-19 cresce no mundo e no país.

De acordo com o documento, o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, no qual 30% da renda nacional está na mão de apenas 1% da população. Uma das medidas propostas é a criação da Contribuição Social sobre altas rendas das Pessoas Físicas, que taxaria pessoas que recebem acima de 80 mil reais por mês.

O Congresso Nacional já articula uma Reforma Tributária, mas até o momento taxar grandes fortunas não está na pauta dos parlamentares e nem do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário