segunda-feira, 16 de março de 2020

Tosse seca, cansaço e febre são os sintomas mais comuns de coronavírus.

Mas afinal, como se prevenir do novo coronavírus? Relatada pela primeira vez em dezembro de 2019, a doença avançou rápido e já provocou mais de cinco mil mortes no mundo todo. Batizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de Covid-19, o novo coronavírus ainda não tem cura e nem vacina.

O nome foi escolhido por causa da estrutura em formato de coroa do vírus, que faz parte da mesma família da Síndrome Respiratória Aguda e da Síndrome Respiratória do Oriente Médio. Ele é transmitido pelas vias respiratórias, pelo ar ou por gotículas provenientes do espirro ou da saliva da pessoa infectada. Por meio de beijos e abraços, essas gotículas podem alcançar as mucosas do nariz, boca e olhos e provocar contaminação.

Para se prevenir é importar evitar ficar muito próximo dos outros e cumprimentar sempre a distância, sem aperto de mão. O vírus também pode se depositar em superfícies, como maçanetas de portas, corrimão, botão do elevador, celular, teclado do computador, entre outras. Por isso a recomendação das autoridades de saúde é higienizar esses locais, além de lavar sempre bem as mãos.

Os sintomas mais comuns de coronavírus são tosse seca, cansaço e febre acima dos 37 graus. O paciente ainda pode apresentar dores no corpo, inflamação na garganta, congestão nasal e diarreia. Os casos mais graves podem evoluir para insuficiência renal e dificuldade respiratória aguda. Em caso de suspeita da doença é importante procurar uma unidade de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário