domingo, 10 de maio de 2020

Produção de móveis, roupas e veículos despenca, e indústria brasileira tem pior desempenho em 18 anos.

A indústria brasileira sente o impacto da crise do coronavírus. Em março, a produção despencou quase 10%, na comparação com fevereiro. Foi o pior resultado para o período em 18 anos. Os números são do IBGE. Dos 26 setores pesquisados, 23 produziram menos. Destaque negativo os segmentos de móveis, roupas, calçados e veículos. Como o consumo caiu, com o fechamento do comércio, a produção despencou entre 27 e 37%.

Quando se analisa a indústria como um todo, o desempenho, em março, caiu quase 4%, na comparação com 2019. Foi, também, a maior redução, no geral, desde maio de 2018, quando a produção foi bastante afetada pela greve dos caminhoneiros e registrou um tombo de 11%.

A diferença, na visão do IBGE, é que aquele movimento foi algo pontual, que logo passou e permitiu uma recuperação. Ao contrário do que deve acontecer com a pandemia do coronavírus, cujos efeitos podem durar bem mais. Vale lembrar que, durante boa parte de março, a situação ainda estava praticamente normal. E que algumas regiões brasileiras começaram a entrar em quarentena apenas no fim do mês. O que gera mais preocupação com o resultado de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário