quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Desconfie de esquemas financeiros que prometem retorno rápido e lucros altos.

O ano novo chegou e você pode ter como planos ganhar mais dinheiro em 2021. Se a ideia for essa, o ano certamente deverá ser de muito trabalho e foco. Afinal de contas, ganhar dinheiro não costuma ser tarefa das mais simples – especialmente neste ano de grande desafio para a economia mundial, que foi fortemente impactada pela pandemia de Covid-19. Por isso, se aparecer uma forma de lucrar com pouco trabalho, desconfie!

Um exemplo são os esquemas conhecidos como pirâmides financeiras, prática que é proibida no Brasil. São negócios que prometem ganhos fáceis e recebimentos extras pela indicação de novos membros, que devem pagar taxas para entrar no negócio. Esse dinheiro é usado para pagar rendimentos prometidos a quem entrou antes no esquema. A pirâmide está formada: quem está a mais tempo vai ficando no topo e os que vão entrando vão formando a base. É o pagamento dessa taxa que faz todo o negócio girar e, quando o esquema deixa de atrair novos, digamos, investidores, toda a pirâmide vai por água abaixo: ninguém mais recebe nada… quem investiu na esperança de poder lucrar acaba no prejuízo.

Em alguns casos, o esquema envolve a venda de produtos, mas apenas para tentar ocultar a fraude. Para evitar ser vítima, fuja de negócios que prometam retorno garantido e lucros altos. Desconfie também se as informações sobre a empresa responsável por cuidar do dinheiro e sobre os donos dessa empresa não forem claras. Caso você tenha sido vítima de um desses esquemas fraudulentos, a orientação do Ministério Público é procurar o órgão para registrar denúncia, seja em âmbito federal ou estadual. Se preferir, pode registrar queixa junto às polícias civil ou federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário